Como realmente funciona o IPL

Image_courtesy_of_FreeDigitalPhotos.net O IPL é uma ferramenta para prática de inglês instrumental, também conhecido pela sigla ESP – English for Specific Purpose. No caso, o aprendizado do READING, leitura.

Ele possui um banco de dados com milhares de frases que são apresentadas numa sequência lógica, fazendo o leitor praticar com as 300 palavras mais frequentes na linguagem escrita.

Essas palavras estão divididas em cinco níveis, com conteúdo gramatical progressivo, que aborda os principais fatos linguísticos da língua.

As frases são selecionadas de acordo com os erros e acertos do praticante. Isso significa que não há dois cursos iguais. As frases são selecionadas de modo aleatório, mas usando o critério daquilo que aquele praticante menos sabe.

Exemplo:

Se lhe foi apresentada a frase: “As the door was open, I walked in” e você após a tradução marca “ERREI”, o programa de busca irá descobrir o que você não sabe na frase acima, se a partícula AS, se o verbo auxiliar WAS ou o passado regular WALKED, se a palavra OPEN etc. Ele certifica-se mostrando outra frase que contenha, por exemplo, a palavra AS. Caso você acerte essa, ele computará essa informação e presentará em seguida outra frase com OPEN, por exemplo. E assim por diante. Mesmo você acertando, o IPL precisa de um número mínimo de frases “ACERTEI” para computar que você de fato já assimilou aquele conteúdo.

Bom, do ponto de vista do usuário, é bem mais simples: basta ler a frase, tentar traduzir, clicar para apresentar a tradução, comparar as duas frases e informar ACERTEI ou ERREI. O programa fará todo o resto!

Para a maioria das pessoas, o Nível 1 é elementar. É que o IPL se propõe a ensinar do zero! E temos depoimento de gente que “não sabia nada” e começou a ler a partir da prática com essa ferramenta. Mas pra quem já tem uma base, é fácil passar pelo Nível 1 rapidinho, apenas clicando nos ACERTEI.

Ao final do curso, você comprovará que LEITURA, FALA, ESCRITA, AUDIÇÃO são habilidades diferentes, e que sim é possível desenvolver uma delas sem estudar as demais.

Após aprender assim as principais estruturas gramaticais na prática, sem “estudar” gramática, é só questão de aumentar o vocabulário. Faremos um novo post com dicas de como progredir após o IPL.

Deixe aqui comentário de como tem sido sua experiência!

Anúncios

5 comentários sobre “Como realmente funciona o IPL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s